Portugal / Lisboa

Av. 5 de Outubro, n.122, 5º Esq.

+351 217 935 326

Ligue para marcar a sua consulta

Seg - Sex: 9:00 - 20:00

Horário da secretaria

O que é a Biossíntese?

A Psicoterapia em Biossíntese é o tratamento da Mente, do Espírito e também do Corpo (recorre a intervenções corporais). A visão que a Biossíntese tem do ser humano é uma visão holística. A mente não é tratada em separado do corpo, o tratamento de um, implica cuidar do outro e quer os sintomas, quer as ferramentas para os tratar, implicam o tratamento total do ser humano.

A psicoterapia em Biossíntese:

  • utiliza meios terapêuticos para atingir um fim específico (a diminuição do sofrimento, stress ou dificuldade do paciente na gestão de alguns fatores ou várias dimensões da sua vida):
  • baseia-se no corpo teórico da filosofia Ocidental e Oriental, Medicina, Medicina Natural, Neurociência e Física Quântica;
  • é praticada por pessoal especializado (psicoterapeuta ou psicólogo clínico);
  • num determinado contexto formal (individual, em casal, com a presença de familiares, em grupo – de acordo com as necessidades do paciente).

A psicoterapia em Biossíntese constitui uma experiência enriquecedora, que promove o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional, pelo que também pode ser útil a quem pretenda aumentar o auto-conhecimento e refletir acerca de si próprio, das suas emoções , relacionamentos e sentido de vida.

O que é a Psicoterapia?

A psicoterapia é um tipo de terapia usada com a finalidade de tratar problemas psicológicos e emocionais tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas que se baseiam numa relação interpessoal entre o paciente e o terapeuta.

A psicoterapia vai além de um apoio psicológico uma vez que promove uma mudança interna natural, um estado mais permanente de maior harmonia e felicidade interiores.

O Objectivo final da psicoterapia é ajudar o paciente a restabelecer a sua qualidade de vida, desenvolvendo recursos internos para lidar com as mais diversas situações.

Existem diferentes psicoterapias que diferem na sua base teória, desde a cognitiva (alteração de comportamentos) à psicanalitica (aprofundamento do seu autoconhecimento).

A psicoterapia pode ocorrer em conjunto com um tratamento medicamentoso. Á excepção do caso de existirem restrições ao nível físico, estes medicamentos não curam as causas, mas aliviam os sintomas. Em alguns casos, contudo, os medicamentos podem ser mesmo necessários para melhorar o funcionamento mental do paciente, de forma a possibilitar a psicoterapia, ainda que por principio a Biossíntese se abstenha de abordagens químicas aos sintomas do paciente.

Qual o profissional que se adequa a si?

Os Psiquiatras são médicos com especialização em Psiquiatria e focalizam-se principalmente na medicação para o tratamento/alivio dos sintomas (aspetos fisiológicos das manifestações psíquicas indesejáveis).

Um psicoterapeuta pode ser psicólogo, mas nem todos os psicólogos têm habilitações para ser psicoterapeutas.

O Psicoterapeuta e o Psicólogo Clínico promovem terapias recorrendo ao diálogo baseadas em modelos, teorias e técnicas especificas.

Os Psicoterapeutas não necessitam de uma formação de base de licenciatura em Psicologia mas têm que percorrer uma Pós graduação em Psicoterapia acreditada segundo as normas da European Association for Psychotherapy.

Os Psicólogos também são profissionais de saúde com a função principal de realizarem uma avaliação psicológica. Para serem intitulados de Psicólogos Clínicos e estarem aptos a trabalharem com um cliente em âmbito terapêutico têm que fazer formação especializada em Psicoterapia.